O Município de Nisa, nesta fase de interrupção da atividade letiva presencial, está a proceder aos trabalhos de remoção de amianto no Centro Escolar de Nisa.
Segundo a autarquia, “aproveitando a atual situação letiva de aulas à distância e o clima favorável”, está-se a proceder à “empreitada que visa substituir a cobertura do Bloco A da antiga Escola EB 2,3/s Prof. Mendes dos Remédios, edifício que ainda mantém ligação com o atual recinto escolar.”
Esta ação é executada em prol da saúde pública e integra o trabalho de diagnóstico e monitorização de edifícios e equipamentos municipais que a Câmara Municipal desenvolve, com vista à identificação, substituição, e remoção final em todos os locais onde esteja identificada a presença de amianto.
O amianto é uma fibra mineral que tem propriedades de resistência a altas temperaturas, boa qualidade isolante, flexibilidade, durabilidade, incombustibilidade, resistência ao ataque de ácidos, no enanto começaram a surgir casos de pessoas contaminadas por amianto, já que o corpo humano não é capaz de expelir as partículas inaladas do material, sendo assim um perigo para saúde.