A campanha de vacinação no concelho de Odemira vai iniciar-se no dia 2 de março, próxima terça-feira, dirigida nesta fase aos cidadãos com mais de 80 anos e de cidadãos com mais de 50 anos com doenças identificadas como prioritárias no âmbito do Plano Nacional de Vacinação contra a doença Covid-19, sinalizados pela Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) / Centro de Saúde de Odemira.
Em nota enviada à nossa redação, o Município de Odemira informa que é responsável pela preparação dos cinco centros de vacinação definidos para o território, instalados em Odemira (no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira), em S. Teotónio (no Parque de Feiras e Certames), em Santa Clara-a-Velha (no Pavilhão da Junta de Freguesia), em Colos (no Pavilhão da Junta de Freguesia) e em Vila Nova de Milfontes (no Pavilhão Desportivo Raúl Vicente). Os espaços contam com gabinetes de vacinação e preparação, salas de espera e de recobro e continuarão instalados até ao final do processo de vacinação no concelho.
A vacinação será iniciada em Odemira no dia 2 de março, seguindo-se S. Teotónio, Santa Clara-a-Velha, Colos e Vila Nova de Milfontes, em função da disponibilidade de vacinas.
O processo, segundo a autarquia, conta com a colaboração e acompanhamento do Serviço Municipal de Proteção Civil de Odemira, em articulação com a Autoridade de Saúde.
Esta nova fase, adianta o Município, constitui mais um sinal de esperança para que a pandemia seja vencida também no concelho de Odemira. Contudo, até ser concluído todo o processo de vacinação a nível nacional, a colaboração de todos é fundamental, no cumprimento das Recomendações da Direção-Geral da Saúde e medidas implementadas pelo Governo e Município para travar a propagação do novo coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela doença Covid-19.