A Câmara Municipal de Arraiolos divulgou hoje que foi desativada a ZCAP – Zona de Concentração e Apoio à População do concelho, que prestou apoio ao surto de Covid-19 na ERPI de Vimieiro.
Recorde-se que a ZCAP foi ativada devido ao surto na ERPI de Vimieiro. A autarquia relembra agora que, “praticamente um mês depois dessa decisão, por indicação da Saúde Pública, os últimos utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro atingidos pelo surto da Covid-19, deixaram dia 4/3/2021 a ZCAP” que funcionou no Pavilhão Multiusos.
“A par dos equipamentos e pessoal inerente à utilização deste edifício municipal, a Câmara Municipal de Arraiolos forneceu as refeições a todos os utentes dos Lares, Apoio Domiciliário e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro e da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Igrejinha, bem como o tratamento de roupa e o transporte dos colaboradores da Cruz Vermelha de Évora para a Igrejinha, entre outros apoios concertados com as autoridades de saúde,” assegura a autarquia.
A Câmara de Arraiolos que, foi prestada a melhor resposta aos surtos de Covid-19, tanto no Vimieiro como na Igrejinha. O surto na ERPI de Vimieiro infetou 45 pessoas e tirou a vida a 8 utentes.
Já o surto de Covid-19 em Igrejinha infetou 24 pessoas e tirou a vida a 5.
Terminados esses surtos, a Câmara Municipal decretou o encerramento da ZCAP.