18.1 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Joaquim Mourato eleito para Federação Mundial dos Politécnicos. “É uma forma de reconhecimento e de afirmarmos cada vez mais o ensino superior politécnico português” (c/som)

Joaquim Mourato, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), foi eleito para a direção da World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP) em representação deste órgão, para um mandato de três anos. A eleição decorreu em Winnipeg, no Canadá, e representa o reconhecimento do ensino superior politécnico português”.

Em declarações à Rádio Campanário, Joaquim Mourato referiu que a World Federation of Colleges and Polytechnics “reúne um grupo muito restrito de 62 países”.

O presidente do Instituto Politécnico de Portalegre salientou que tem vindo a procurar fazer uma “internacionalização, já fazemos parte da Rede Europeia das Universidades de Ciências aplicadas e faltava-nos um lugar em termos mundiais e penso que esta federação mundial é o sítio certo e é uma forma de reconhecimento e afirmarmos cada vez mais o ensino superior politécnico português, afirmar a qualidade que temos e ser reconhecidos no mercado global”.

Relativamente aos cursos técnicos superiores, Joaquim Mourato disse que “é uma aposta muito grande, vamos procurar estar já no próximo ano em Évora, em Estremoz, em Ponte de Sor, para além de Elvas e Portalegre e queremos chegar ainda a outros locais, mas para já neste primeiro ano queremos estar nestas cidades”, avançando que também em Borba, no Cevalor existirá um curso novo “numa lógica de grande proximidade”.

No que concerne ao próximo ano letivo, Joaquim Mourato espera que “os novos cursos deem um novo animo e uma esperança de sustentabilidade das nossas instituições para a próxima década”, acrescentando, “em termos de licenciaturas o número de candidatos deve ser muito semelhante e o número de vagas também não difere do ano anterior, o cenário não será muito diferente”.

 

 

A World Federation of Colleges and Polytechnics é a mais importante associação mundial de instituições politécnicas, com representação das instituições de todos os continentes, sendo a direção composta por doze membros de diversos países, tais como Austrália, País Basco, Brasil, Canadá, Chile, China, Vietname, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos da América.

O CCISP representa as instituições politécnicas portuguesas, que são responsáveis por 37% do ensino superior público, com mais de 110.000 estudantes e mais de 3.000 doutorados e especialistas no seu corpo docente. Anualmente cooperam com mais de 50 países, e têm em programas de mobilidade internacional (in e out), cerca de 5.000 estudantes e 1.000 professores. O Conselho integra igualmente a Universities of Applied Sciences Network (UASNET) e a European Association of Institutions in Higher Education (EURASHE).

Populares