Filipe Ramalho, o jovem chef Alentejano, anuncia a saída do Restaurante Basilii do Torre de Palma Wine Hotel em Monforte, para iniciar um projeto em nome próprio na Vila de Alter do Chão.
Após 6 anos à frente dos fogões deste restaurante, Filipe Ramalho sai para abrir o seu novo projeto Páteo Real em Alter do Chão.
Em nota enviada à nossa redação, o chef alentejano refere “É o reforço do meu compromisso para com o Alentejo e tudo o que o rodeia! O Páteo Real é um restaurante com 25 anos de história e que entra agora numa nova fase da sua já longa vida. O senhor Arlindo e a Dona Luísa sentiram que já tinham levado este projeto até onde a idade o permitia, mas era o seu desejo deixar a sua casa a alguém que respeitasse e continuasse a sua história. Estou muito feliz por me considerarem a pessoa certa para isso.”
Com a abertura prevista para o início de Maio, o espaço irá sofrer uma renovação profunda sem perder a sua identidade e pretende apresentar uma carta baseada no Receituário Tradicional Alentejano, nos Produtos e Produtores da Região e na Sazonalidade, com a oferta a mudar todos os dias sempre apoiada pelos melhores Vinhos Portugueses. O espaço irá contar com uma Mesa do Chef exclusiva.
Apesar da mudança, alguns pratos emblemáticos que o Chef criou ao longo dos anos e se tornaram um ex-libris da sua cozinha irão estar presentes neste novo projeto como por exemplo o “Arroz Doce” ou a “Tarte de Farinheira de Castanha e Pera Bêbeda” este último que resultou de uma parceria do Chef com a Salsicharia Canense na criação de um produto diferenciador com matriz tradicional e produtos endógenos chamado “Farinheira de Castanha”.
O Páteo Real, em Alter do Chão, junto da Igreja Matriz e muito perto do largo principal e do castelo, é um antigo restaurante.
Formado em Gastronomias e Artes Culinárias pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, passou pelo Bistrô “100 Maneiras” de Ljubomir Stanisic e pelo Grande Real Villa Itália, Filipe Ramalho esteve 6 anos como chef executivo no Restaurante Basilii (Torre de Palma) e foi responsável por uma carta que proporciona uma experiência única através do casamento dos sabores, das texturas e dos aromas dos produtos tipicamente alentejanos sempre com base em produtos locais e a sua sazonalidade.