Está à venda a partir de hoje, nas livrarias o livro “Almoço de domingo”, um romance que retrata as memórias de vida do comendador Rui Nabeiro. É uma obra da autoria do escritor alentejano José Luís Peixoto.
Como a Rádio Campanário já tinha noticiado, a história deste romance começou em 2019, quando o empresário Rui Nabeiro assistiu a umas entrevistas de José Luís Peixoto, que ainda não conhecia pessoalmente, e lhe propôs a escrita da sua biografia.
Para o escritor, não era interessante a ideia de escrever uma biografia, por ser um texto completamente diferente do romance, e então fez uma contraproposta: escrever um romance que tomasse como ponto de partida a experiência de vida do comendador.
Segundo o escritor, trata-se da história de um “homem de 90 anos, que olha para o seu passado e faz um balanço de vida a partir de episódios significativos da sua história pessoal, que em muitos aspetos tocam a do próprio país, mas tem esse outro lado que para mim foi muito desafiante que é o facto de ter como referência a história de Rui Nabeiro”, contou o escritor.
Contudo, a pessoa é subentendida na leitura do texto, pelo percurso que segue, pelo império que cria, pela geografia e pela família em que se insere, a partir das quais tudo parte, porque o sobrenome Nabeiro nunca aparece no texto.
O lançamento do livro coincide, de certa forma, com a celebração dos 90 anos de Rui Nabeiro, que se comemoram no próximo domingo, dia 28 de março.
Créditos de imagem: Renascença