A ministra do Estado e Presidência falou esta manhã, na sequência de uma reunião do governo onde seria expetável que fosse determinado como vai funcionar o novo estado de emergência que entra em vigor a 01 de Abril.
A ministra diz haver “condições para continuar o plano de desconfinamento a conta-gotas”, mas alerta para a necessidade de haver “cautela”, dado que há um aumento do valor do R.
No entanto, Mariana Vieira da Silva disse que as medidas que vão entrar em vigor a partir de 5 de abril só serão decididas no dia 1 de abril.
A governante lembra que, para o período da Páscoa, está em vigor a proibição de transição de concelhos e o dever de ficar em casa.
O Conselho de Ministros voltou a reunir-se esta sexta-feira para aprovar as medidas que acompanham a renovação do estado de emergência.
Este foi o 14.º diploma do estado de emergência que Marcelo Rebelo de Sousa submeteu para autorização do parlamento no atual contexto de pandemia, após ter ouvido os partidos com assento parlamentar e o Governo.
O atual período de estado de emergência termina às 23h59 da próxima quarta-feira, 31 de março. Esta renovação terá efeitos entre as 00h00 de 1 de abril e às 23h59 de 15 de abril.