As tradicionais e seculares festividades em Honra de Nossa Senhora da Boa Nova 2021 dias 10 , 11 , e 12 de Abril de 2021, que vão ser ransmitidas em direto pela Rádio Campanário, levaram-nos a uma viagem até ao santuário da Senhora da Boanova, em Terena, concelho de Alandroal.
Nesta viagem e junto ao santuário, encontrámos a D.Tomásia, alguém a quem os 95 anos de idade não retiraram a crença nem a fé.
A sus história de vida passa por este santuário e por estas tradicionais festas e, a sua longa caminhada, permite-lhe falar sobre as diferenças do que eram estas festas antigamente e do que são hoje em dia.
D. Tomásia, diz que “muita coisa mudou, mudou praticamente tudo, menos a procissão e mesmo assim já não é como era antes.
Apesar das diferenças , esta festa religiosa continua a levar até ao santuário muita gente, não tanta como antigamente, mas continuam a receber muitas pessoas que nesta altura do ano se deslocam até ao santuário para, com a sua fé, rezarem à Senhora da Boanova.
As tradicionais e seculares festividades em Honra de Nossa Senhora da Boa Nova, para além da componente religiosa, tiveram sempre associadas um componente de convívio entre todos os que ali marcavam presença.
D. Tomásia referiu-nos que antigamente “as festas começavam logo no sábado e agora é diferente ” acrescentando “hoje em dia tudo tem carro, vão e vêm.”
Os dias mais movimentados antigamente eram a segunda e a terça-feira, dias em que muita gente acampava junto ao santuário,
Apesar de todas as mudanças, a D. Tomásia mantém a fé e diz, com um brilho especial no olhar “continuamos a gostar na mesma”.