As negociações do Governo com 34 municípios, no que respeita à transferência de competências na área da educação, saúde e cultura já estão concluídas, anunciou ontem o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.
Na área da cultura, a cidade de Estremoz, foi contemplada com esta medida. Vai permitir à câmara local gerir diversas estruturas culturais nas quais podem ser incluídas, Museus, Fortes, Castelos e ruinas romanas.
Em declarações à Rádio Campanário, Luís Mourinha, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, afirmou que já foi aprovado em assembleia municipal e na câmara o respetivo protocolo de transferência de competências na área da cultura.
O Presidente afirmou ainda que a autarquia vai “comandar, desde já, parte da muralha de Estremoz, da muralha do castelo de Evoramonte e também das ruinas romanas de Santa Vitória do Ameixial”.
A revitalização cultural deste património, sobretudo da muralha de Estremoz e estruturas adjacentes, vai ser “muito importante para o turismo e para o desenvolvimento económico de Estremoz”, salvaguarda Luís Mourinha.
No âmbito do programa operacional 2020, o Presidente de Câmara Municipal de Estremoz prevê investir cerca de 6 milhões de euros neste projeto cultural, cuja posse administrativa será já no próximo dia 1 de Agosto.