O fecho da fronteira entre Espanha e Portugal poderá ser alterado a partir de 1 de maio.
Segundo notícia avançada pelo Jornal HOY, o Ministério do Interior espanhol confirma que “a reintrodução dos controlos na fronteira interna com Portugal diminui no dia 1 de Maio”. Ou seja, a partir daquele momento , a livre circulação de pessoas entre os dois países não será impedida, desde que ambos os governos não negociem a prorrogação desta medida antes de sábado. -“
Segundo o Jornal HOY , o fecho da fronteira entre Espanha e Portugal é marcado pela última prorrogação publicada no BOE (Diário Oficial do Estado), data em que também termina o estado de emergência em Portugal. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já anunciou ontem que não vai pedir prorrogação. Em Espanha, o estado de alarme, permanecerá até 9 de maio.
Porém, esse período de tempo, não afetará, pelo menos por enquanto, e conforme refere o Jornal HOY, o fecho da fronteira.
O encerramento da fronteira entre Espanha e Portugal, prorrogado desde janeiro, devido à pandemia, foi coordenado entre os dois governos .
A possibilidade de voltar a aplicar estas restrições “vai depender da evolução da situação e da coordenação que mantivermos com as autoridades portuguesas”, acrescentam do Ministério do Interior, sublinhando que “a reintrodução dos controlos nas fronteiras internas não depende de estados de alarme ‘.
Créditos: Jornal HOY