A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 assinala o Dia da Europa com uma conversa, que tem como protagonistas Cláudio Torres, Elvira Fortunato, José Manuel Rodrigues, Maria Manuel Mota, Miguel Bastos Araújo e Tiago Rodrigues. A partir do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora o evento conta com transmissão online de acesso gratuito.
No dia 9 de maio, Évora 2027, Candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura, apresenta, a partir do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, um encontro intitulado A Europa Imaginada.
A informação é avançada pela Universidade de Évora, na sua página oficial, dando conta que uma conversa sobre Beleza, Humanidade, Sustentabilidade e Ciência, que visa assinalar o Dia da Europa, conta com a participação de seis personalidades portuguesas, distinguidas com o “Prémio Pessoa”, algumas das quais com ligação ao Alentejo: Cláudio Torres (arqueologia), Elvira Fortunato (ciência / engenharia), José Manuel Rodrigues (fotografia), Maria Manuel Mota (ciência / biomedicina), Miguel Bastos Araújo (ciência / biodiversidade) e Tiago Rodrigues (teatro).
O evento, que se realiza entre 18h30 e as 20h30, será transmitido online, em direto, a partir do canal de Youtube e página de Facebook de Évora 2027.
A Europa Imaginada. Uma conversa sobre Beleza, Humanidade, Sustentabilidade e Ciência realiza-se no âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa de missão de Évora 2027. O principal objetivo deste debate, com moderação de João Ferrão (geógrafo, investigador e ex-secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades), passa por contribuir para uma ampla reflexão sobre o novo desígnio europeu, em que a Cultura assume uma dimensão preponderante aliada à tecnologia e à economia.