Em nota de imprensa enviada à nossa redação o Municipio de Estremoz dá conhecimento que:
No próximo dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, pelas 15:00 horas, o Museu Berardo Estremoz irá apresentar a conferência do Dr. José Calado: “Pela História do Palácio Tocha – O legado vitivinícola”.
Esta conferência, com entrada gratuita, insere-se na área de investigação de José Calado sobre a produção de vinho no Alentejo, investigação que iniciou há cerca de 4 anos e que irá ter, com certeza, um elevado grau de interesse para o público em geral que gostaria de conhecer mais um pouco deste imóvel estremocense que tanta História transborda e tantas utilizações teve nos seus cerca de 250 anos de existência.
José Calado é historiador, patrimólogo e consultor nestas áreas. Membro da cátedra UNESCO e do CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades), tem-se dedicado especialmente aos temas de História Local e na valorização do Património Imaterial do Alentejo. Licenciado em História, ramo de Património Cultural pela Universidade de Évora, é doutorando em História e Filosofia da Ciência na mesma instituição. Para além da investigação em História, tem prestado serviços de consultoria na organização de arquivos e bibliotecas, na construção de conteúdos histórico/patrimoniais e na instalação de núcleos museológicos. A nível académico tem colaborado com várias instituições de ensino superior, onde integrou, ou integra ainda, equipas ou projetos em centros de investigação: Universidade do Minho (GHP), Universidade do Porto (CITCEM), Universidade de Lisboa (CLEPUL) e Universidade de Coimbra (Grupo de História e Desporto).