A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) vai realizar, até ao final deste ano, uma ação de fiscalização dirigida aos operadores económicos que vendem equipamentos de rádio e de comunicações eletrónicas no mercado. “Pare, verifique e venda em conformidade” é o nome da campanha que decorrerá em todo o país e começará pelas regiões de Braga, Castelo Branco e Évora.
A campanha surge considerando que o reguladorverificou a existência de equipamentos de comunicações eletrónicas e equipamentos rádio à venda sem cumprirem as regras em vigor, com prejuízo para os consumidores pelo que serão fiscalizados vários equipamentos como é o caso de routers, auriculares, auscultadores, colunas áudio, consolas de jogos, comandos, telefones, telemóveis, televisões, drones e brinquedos telecomandados, conforme notícia avançada pelo Semanário Sol.
A Autoridade Nacional de Comunicaçõe refere que, das desconformidades podem resultar prejuízos para os consumidores, “que poderão não poder usufruir devidamente dos equipamentos adquiridos, uma vez que os mesmos podem apresentar falhas de funcionamento e/ou provocarem interferências noutros aparelhos, impedindo o seu normal funcionamento”.
O regulador acrescenta ainda que “esta última situação poderá até revestir-se de gravidade, nos casos em que as interferências impactem equipamentos médicos ou radares de aviação, por exemplo”.