Dois produtores portugueses, um espanhol, um italiano e um brasileiro venceram a 10ª edição do Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.
A competição foi promovida pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul e Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal, com o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola, e o júri reuniu-se em Beja nos dias 7, 8 e 9 de maio para apreciar as 141 amostras provenientes de 11 países produtores.
Na categoria de “Frutado Maduro” os três primeiros prémios foram atribuídos a participantes portugueses, com vitória do azeite da Casa Agrícola Roboredo Madeira.
Já na categoria de “Frutado Verde Ligeiro” venceu o azeite da portuguesa Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, ao passo que na categoria “Frutado Verde Médio” o vencedor foi o produtor espanhol Goya en España e na categoria de “Verde Intenso” triunfou o azeite dos italianos da Monini.
Na nova categoria criada para os países do Hemisfério Sul, o primeiro prémio foi para os brasileiros da Fazenda Sabiá da Vigia.
In https://correioalentejo.com/