O Ministério da Cultura, a Comissão Nacional da UNESCO e a Câmara Municipal de Elvas anunciam com entusiasmo que a cidade de Elvas representa Portugal no Projeto-Piloto Internacional UNESCO, sobre os Indicadores Temáticos para a Cultura, que envolve outros 5 países: Burkina-Faso, Costa Rica, Marrocos, Roménia e Vietname.
A informação é avançada pelo Município de Elvas na sua página oficial onde refere que o Projeto-Piloto “Indicadores Temáticos para a Cultura na Agenda 2030” terá a duração de 12 meses e culminará com a apresentação de resultados no Fórum Político de Alto Nível, que se realizará em 2022, em Nova Iorque.
Os Indicadores Temáticos da UNESCO para a Cultura na Agenda 2030, segundo refere a autarquia, correspondem a um quadro de indicadores organizados em quatro dimensões: Ambiente e Resiliência; Prosperidade e Condições de Vida; Conhecimentos e Competências; Inclusão e Participação.
Ao longo dos próximos meses o GEPAC- Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais e a cidade de Elvas, Património Mundial da UNESCO, conjuntamente com os peritos da UNESCO vão desenvolver um trabalho com o objetivo de medir e monitorizar o progresso da contribuição da cultura para a implementação dos Objetivos e Metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Colocar a Cultura no centro das políticas de desenvolvimento sustentável constitui um investimento essencial no futuro e um requisito para alcançar processos de globalização que tomem em consideração o princípio da diversidade cultural, refere ainda a publicação da autarquia.
Este projeto piloto sobre os Indicadores Temáticos para a Cultura pretende, contribuir para aumentar o sucesso das políticas públicas globais.