14.3 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Estremoz: Unidade Militar comemora os 308 anos do Regimento de Cavalaria 3 (RC3) e o 10º aniversário da Brigada de Reação Rápida (c/som)

O Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz está de parabéns pelo seu 308º aniversário, que, este ano, é comemorado em conjunto com o 10º aniversário da Brigada de Reação Rápida. Entre 4 e 19 de Setembro, o Regimento irá proceder a um conjunto muito vasto de atividades, para as quais, convida a população civil, tanto a assistir, como a participar também.

De acordo com o Comandante da unidade, o Coronel de Cavalaria Nuno Duarte, a principal missão do Regimento de Cavalaria 3 “ (…) é de formação, preparação e instrução do encargo operacional”. O dia da unidade é celebrado, normalmente a 15 de Setembro, data em que decorreu a Batalha de Fuente de Cantos, em 1810, e o regimento de notabilizou nas guerras peninsulares.

 As comemorações militares terão lugar, dia 13 de Setembro, no Rossio Marquês de Pombal, onde estarão presentes cerca de 900 militares, e em que o ponto alto vai ser uma demonstração Aeroterrestre com paraquedistas do exército.

De entre o programa com uma grande variedade de atividades, podemos destacar a marcha a cavalo entre Elvas e Estremoz que fará também uma passagem em Vila Viçosa, onde os militares vão pernoitar 4 e Setembro. Estão ainda agendados para o dia 12 de Setembro um concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Rossio da cidade, e, ainda, no último dia, 19 de Setembro, um evento Velocipédico.

Após o 25 de Abril de 1974 o exército português, que contabilizava 200 mil militares, fruto da guerra ultramarina, há medida que o país se foi democratizando, o exército foi-se adaptando à nova realidade, no que respeita ao número de efetivos. O Comandante Nuno Duarte afirma que, apesar de hoje, o exercito ter apenas um efetivo de 15/16 mil militares e o Regimento de Cavalaria 3 ter sofrido com isso, “ (…) menos militares, não quer dizer que sejam menos competentes”, estão cada vez mais profissionalizados. “ Neste momento o regimento tem os efetivos necessários para o cumprimento da missão que lhe está atribuída”, declarou. 

Populares