Alcácer do Sal vai ter um Centro de Recolha Oficial para animais de companhia, pondo em prática a estratégia municipal de alojamento de animais vadios ou errantes e de controlo de raiva e outras zoonoses no concelho, conforme se pode ler na página oficial de facebook do município.
O centro vai ser instalado no pinhal do concelho e terá várias zonas de alojamento adequado para cães, para gatos e animais de grande porte, sendo elas instalações individuais e instalações em grupo. De acordo com o município, terá ainda duas celas semicirculares, gabinete veterinário, enfermaria, sala de esterilização, recobro dos animais esterilizados, zona exterior de lavagem e desinfeção do veículo de captura e transporte de animais, instalação sanitária, sala de espera, sala dos funcionários e armazéns de rações, de cadáveres e de equipamentos diversos.
O Centro de Recolha Oficial vai apostar em apliar a zona, sempre que seja necessário, para conseguir dar resposta ao acolhimento necessário, de forma a combater a sobrelotação do espaço, conferindo de igual forma a qualidade, conforto, segurança e higiene.
Esta é mais uma medida da Câmara Municipal de Alcácer do Sal no sentido da promoção do bem-estar animal.
Recorde-se que, além de ter ampliado no ano passado o canil municipal para 13 compartimentos, cada um com capacidade para albergar até dois animais (dependendo do seu porte), o Município está ainda a promover ações de Captura, Esterilização e Devolução de gatos errantes, através da Associação Animais de Rua, de modo a controlar as colónias silvestres de felídeos no concelho.