O projeto de transportes de mercadorias que vai ligar Portugal e Espanha vai mesmo avançar. A Infraestruturas de Portugal anunciou, ontem, 1 de Outubro, o lançamento dos concursos para o percurso Évora-Caia, que se transformará num corredor rápido que vai ligar Sines a Madrid.
Este novo troço terá, para já, uma extensão de 92 quilómetros, e vai resultar de um investimento global de 700 milhões de euros, em que o financiamento europeu não deverá ultrapassar os 20% ou 30%.
O lançamento destes concursos cumpre o previsto no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas 2014-2020 (PETIT 3+), que define que a construção da ligação ferroviária Sines-Setúbal-Lisboa/Évora/Elvas-Caia/Madrid, e que deverá estar terminado em 2020.
De acordo com as Infraestruturas de Portugal, este corredor internacional "visa assegurar a ligação ferroviária entre o Sul de Portugal e a Europa, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, permitindo a articulação com os Portos de Sines e Setúbal".
No início do ano, a Comissão Europeia tinha já feito notar que a falta de uma linha de mercadorias entre Évora e Espanha, era uma das grandes limitações da rede europeia de transportes. E que a inexistência desta ligação, obrigava as mercadorias a um longo desvio para chegarem a Espanha, já que tinham de seguir sobretudo pela fronteira de Vilar Formoso.