18.7 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Joe Berardo detido, esta manhã, por fraude à Caixa Geral de Depósitos

Joe Berardo foi detido esta manhã por fraude à Caixa Geral de Depósitos, na sequência de um mandado emitido pela Polícia Judiciária e o Ministério Público. O empresário é suspeito de crimes como burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

O Observador adianta que, além de Joe Berardo, foi também detido o seu advogado, André Luiz Gomes.

Em comunicado, a Polícia Judiciária informa que desencadeou hoje, uma operação que envolveu 180 profissionais, em Lisboa, no Funchal e em Sesimbra.

“Foram efetuadas 51 buscas, sendo, 22 buscas domiciliárias, 25 buscas não domiciliárias, três buscas em instituição bancária e uma busca em escritório de advogado”, refere o documento.

De acordo com a PJ, a investigação “identificou procedimentos internos em processos de concessão, reestruturação, acompanhamento e recuperação de crédito, contrários às boas práticas bancárias e que podem configurar a prática de crime”, acrescentando “que entre 2006 e 2009, contratou quatro operações de financiamentos com a CGD, no valor de cerca de 439 milhões de euros”.

Em causa está o empréstimo, obtido em 2006, da Caixa Geral de Depósitos que, em 2015, ainda se verificavam 268 milhões de euros em créditos mal parados.

Joe Berardo terá montado um “esquema”, através de empresas-veículo, para conseguir evitar os credores. Para além da Caixa Geral de Depósitos, Berardo deve ainda milhões de euros a outros bancos.

A Caixa Geral de Depósitos concedeu-lhe um crédito de 350 milhões de euros para investir em acções do BCP, que logo a seguir desvalorizaram. Segundo avança o NM, “esses empréstimos foram conseguidos através de uma relação privilegiada com o Governo, que na altura era liderado por  José Sócrates”.

In NM

 

Populares