A partir do próximo ano letivo, o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, através de um protocolo entre a Câmara Municipal e o Instituto Politécnico de Setúbal irá receber outra edição do curso CTeSP em Produção Aeronáutica com estágios protocolados em empresas do setor. As inscrições abrem amanhã, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.
A formação será ministrada em horário pós-laboral e tem a duração de dois anos. As inscrições decorrem até 18 de agosto. Parte das aulas decorrem em Setúbal, no Instituto Politécnico, parte em Grândola, para além de Ponte de Sor. Podem candidatar-se titulares do Ensino Secundário (regular ou profissional), titulares de CET, CTeSP ou Curso Superior e titulares das provas para maiores de 23 Anos.
Tem como objetivos formar profissionais capazes de estabelecer eficazmente a interface entre a engenharia e a produção, preenchendo ao mesmo tempo a lacuna que existe em Portugal em formação superior na área de produção aeronáutica. O técnico superior de produção aeronáutica terá a capacidade para gerir, implementar, avaliar e supervisionar as atividades de produção de componentes para aeronaves contribuindo para o desenvolvimento sustentável das empresas.
O curso permite o acesso a uma profissão com elevada empregabilidade, num contexto em que a indústria aeronáutica é considerada de ponta e está em forte crescimento em Portugal, muito particularmente no eixo Setúbal/Évora.
Foram celebrados protocolos de estágio, com o objetivo de articulação do ensino com as empresas com a Lauak Portuguesa-Indústria Aeronáutica Lda, a Aero Job SA, a Meditor, Lda, a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal SA, a Nortávia, Transportes Aéreos, a Fresatudo-Metalomecânica de Precisão, a IrRadiare, a TEKEVER Autonomous Systems (Ponte de Sor), a Escola de Aviação Aerocondor, S.A. (Ponte de Sor), a Flytech – Comércio e Serviços Aeronáuticos, Lda. (Ponte de Sor), a U Aerospace, Lda, entre outras companhias.