“Todos podemos fazer tudo” assim se denominou a atividade pedagógica que, a partir de recursos lúdicos, procurou despertar os mais novos para uma reflexão acerca da conquista da igualdade de género, da igualdade de oportunidades e de liberdades para todos.
Acolheram esta iniciativa a Escola Básica de Valverde e a Escola Básica de S. Manços (dia 22 de junho), Escola Básica da Vendinha e Escola Básica de S. S. Giesteira (dia 25 de junho). No total as sessões contaram com presença de 58 crianças e 13 adultos.
O evento envolveu a Loja dos Sonhos, a Ludoteca, Técnicos das AEC do Município, Agrupamentos de Escolas, Professores dos Estabelecimentos de Ensino e alunos. Procurou mostrar que a Igualdade e a Não-Discriminação são princípios basilares para o desenvolvimento sustentável, equitativo e inclusivo de uma sociedade justa, democrática, desenvolvida e respeitadora dos direitos humanos, onde se assegura a participação de todos e de todas.
É neste sentido que o município de Évora tem procurado dinamizar um conjunto de ações de sensibilização e de promoção da igualdade de género, nomeadamente, ao nível do pré -escolar e do ensino básico, reconhecendo a importância desta abordagem junto dos mais jovens, procurando contribuir para uma progressiva mudança social e de mentalidades.
Foi no âmbito desta temática que se realizaram as 4 sessões “Todos podemos fazer tudo”, nas 4 escolas das freguesias rurais acima referidas, nos pátios das escolas, fazendo cumprir todas as medidas de segurança: distanciamento físico, uso de máscara e desinfeção das mãos.
As sessões foram propostas para integrar as Atividades de Enriquecimento Curricular, no entanto contaram a colaboração dos Agrupamentos de Escolas e com a participação das professoras titulares que louvaram a pertinência da iniciativa.