17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Universidade de Évora entre as três Universidades que integram o projeto Campus Sul

Numa entrevista ao Diário de Notícias, João Sàágua, Reitor da Universidade Nova de Lisboa (UNL), revelou, em conversa sobre as visões que a UNL tem em vista, o projeto Campus Sul. Este projeto será uma colaboração entre a UNL, a Universidade de Évora (EU) e a Universidade do Algarve (UAlg), que “vai ter como objetivo fundamental a coesão territorial e a produção de conhecimento e inovação para o desenvolvimento sustentável do Sul”.

 

Este projeto, ao invés de criar uma nova infraestrutura, criará sim um consórcio entre as três Universidades, criando uma “nova oferta letiva”. “Estamos a pensar criar licenciaturas em que os estudantes estarão um ano no Algarve, um ano em Évora e um ano em Lisboa, nas nossas residências; e todos temos residências para esta situação”, declara o Reitor.

 

Esta colaboração vai trazer “três coisas diferentes”, refere João Sàágua. Para além do novo formato das licenciaturas, “também vai trazer novas atividades de capacitação da própria administração municipal” e “vai trazer centros de investigação aplicada sustentável – é a nossa capacidade de termos agendas colaborativas em áreas definidas pelo Sul, como a água, a agricultura, o próprio mar”.

 

O Reitor refere que é um assunto que “estamos há dois anos a analisar sob vários aspetos”, lamentando que “não seriam talvez necessários dois anos para fazer isto se não fosse a pandemia que se meteu no meio”, mas sublinha que “há já um trabalho efetivo de colaboração entre os nossos académicos”.

 

João Sàágua revelou ainda que “a nossa expectativa é que em setembro, oficialmente, o Campus Sul seja criado”, referindo que “trata-se de desenvolver isso (…) numa perspetiva específica de contribuir para a coesão territorial a sul”.

Populares