A World Monuments Fund (WMF) considerou na categoria World Monuments Watch dois monumentos portugueses em risco de desaparecimento. A Igreja de São Cristovão, em Lisboa e o Aqueduto da Água de Prata em Évora.
A WMF fundada em 1965 é uma organização não-governamental internacional direcionada para a catalogação e preservação do património cultural mundial.
Na lista da World Monuments Watch foram destacados cinquenta monumentos que podem estar em risco devido a forças da natureza, à acção humana e ao impato das alterações politícas e económicas.
O Aqueduto da Água de Prata, incluído na Lista de Património Mundial da UNESCO é Monumento Nacional desde 1910, inaugurado em 1537 no século XVI, o edifício foi construído com intuito de fornecer água potável à fonte de mármore da Praça do Giraldo e a outros espaços públicos da cidade. Atualmente encontra-se em funcionamento na irrigação de parques e jardins.
Segundo fonte da World Monuments Watch “o tijolo do aqueduto e as bases da construção em pedra exigem manutenção regular,ao passo que outras secções do edificío necessitam de maiores reparos para assegurar a estabilidade da estrutura.”