Centro de Estudos da Cultura, História, Artes e Património promove exposição virtual “Caiando Memórias”, tendo a “cal” como tema central. O documentário “Caiando Memórias”, produzido pelo Município de Sousel, estará em destaque em www.marmore-cechap.pt até 15 de agosto, conforme divulgado nas redes sociais do município.
No concelho de Sousel, a produção de cal foi uma atividade tradicional muito importante para a economia. Várias gerações encontraram no fabrico da cal uma fonte de rendimento imprescindível.
Eram produzidos dois tipos de cal: a cal preta, era destinada à construção civil; a cal branca, era utilizada no caio de paredes e casas.
Em Sousel, ainda podem ser vistos entre a Serra de São Miguel e a Serra de São Bartolomeu, fornos de cozedura, que marcam a importante indústria da cal no concelho.
O documentário, foi produzido em 2014 pelo Serviço de Imagem e Comunicação do Posto de Turismo de Sousel, é um exemplo da preservação das nossas memórias recentes ligadas a esta atividade.
Nele vemos a tradição, o saber de gerações, cruzarem-se com uma pequena economia, importante para muitas famílias de caleiros, trabalhadores do campo e alguns comerciantes.
Esta parceria permitiu agora disponibilizar um importante testemunho ligado à história da região do Anticlinal de Estremoz e aos mármores – no espaço destinado às exposições digitais temporárias do Portal PHIM.