De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foram colocados hoje 46 concelhos em risco muito elevado de incêndio, dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança. No distrito de Faro há ainda 2 concelhos que estão em risco máximo de incêndio. São eles Tavira e São Brás de Alportel.
No distrito de Portalegre, estão hoje em risco muito elevado de incêndio Portalegre, Gavião, Nisa, Castelo de Vide, e Marvão. Já em risco elevado está o Crato, Elvas e Campo Maior, estando os restantes concelhos em risco moderado.
No distrito de Beja está em risco muito elevado de incêndio Almodôvar, com os restantes concelhos do distrito em risco elevado.
O distrito de Évora apresenta hoje risco elevado em Évora, Mourão, Portel, Viana do Alentejo, Montemor-o-Novo e Arraiolos, estando o resto dos concelhos em risco moderado de incêndio.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.