Uma exposição da canadiana Renée Gagnon, composta por fotografias de antas megalíticas reinventadas com pintura, vai ser apresentada, a partir de sábado, no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em Évora.
Intitulada “Santuários”, a mostra, divulgada hoje pela FEA, tem curadoria de Manuel Costa Cabral e vai ficar patente ao público, até 31 de dezembro deste ano, no piso 2 do Centro de Arte e Cultura da instituição.
Renée Gagnon, artista canadiana a residir em Portugal há várias décadas, apresenta nesta exposição fotografias, em grande formato, de antas localizadas em Portugal, Irlanda, Bretanha e Holanda.
A artista, desvendou a Fundação Eugénio de Almeida, “edita e prepara, com transformações por vezes subtis”, cada uma das fotografias e, sobre elas, “usa, com gestos precisos, guache, lápis e aguarela”.
“Frente às fotografias, num ‘corpus’ não exaustivo de 21 peças, Renée Gagnon transforma, aprofunda, inventa, clarifica”, destacou.
Citado pela FEA, o diretor do Centro de Arte e Cultura, José Alberto Ferreira, realçou que a artista, “na sua busca destes santuários que pontuam há milénios as paisagens da Europa, percorreu e fotografou antas na Irlanda, Bretanha e Países Baixos”.
“Fotografou também antas do Alentejo, território de eleição, no qual apresenta agora o seu trabalho. É este mapa de afetos que o Centro de Arte e Cultura agora tem o gosto de acolher e partilhar”, sublinhou.
Nascida em Montreal, no Canadá, Renée Gagnon, formada em pintura pela Escola de Belas Artes de Montreal e pela Escola do Louvre, em Paris (França), vive e trabalha em Lisboa, onde se fixou em 1970.
A artista tem-se dedicado ao cinema, na área da distribuição, tendo-se especializado em cinema africano.
“Santuários”, que tem entrada livre, poderá ser visitada de terça-feira a domingo.
In https://semmais.pt/