Tal como a RC já tinha noticiado, a Câmara Municipal de Ponte de Sor apresentou no dia 17 de julho, em sessão pública, a sua Estratégia e Plano de Ação para a Valorização da Albufeira de Montargil, revelando as intervenções que estão planeadas para dinamizar o deslumbrante património natural.
“Queremos que a nossa Albufeira de Montargil seja o rosto do futuro que ambicionamos para o nosso concelho, como um dos projetos mais importantes para o nosso desenvolvimento e para a nossa sustentabilidade ambiental, económica e social, orgulhando todos os Montargilenses e toda a população do concelho”, avança o autarca.
Neste plano a albufeira de Montargil, vai receber três novas praias fluviais. Para além disso vai ainda receber valências nas áreas dos desportos náuticos e do turismo de natureza, num investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, conforme avançado pelo público.
Segundo, Hugo Hilário, presidente da CM de Ponte de Sor, “estava na altura de a albufeira ter um plano para promover a utilização sustentável deste recurso, democratizando e ordenando o acesso ao plano da água e, ao mesmo tempo, valorizando e conservando a paisagem”.
O plano apresenta “três fases de execução” e a principal meta é ter “todas as valências previstas construídas até ao final do ano de 2023 ou início de 2024”, acrescentando que o investimento “será comparticipado por fundos estruturais”.
Hugo Hilário informou que o município teve “apoio especializado” para a elaboração da estratégia e plano de ação. “Esta participação visou também conciliar os usos tradicionais da barragem, desde a produção de energia até à rega, com os novos usos e as valências que a albufeira foi adquirindo na vertente turística e da prática de desportos náuticos”, destacou o presidente.
O autarca revelou que o projeto inclui a construção de três praias fluviais em “espaços diferentes da albufeira”, cujo espaço têm “características diferentes umas das outras”, acrescentando que, serão “multifuncionais com novas oportunidades desportivas e lúdicas”, como, por exemplo, cable park (área para prática de desportos aquáticos radicais), passadiços, zonas de merendas e espaços para autocaravanas.
Segundo o presidente, “pretendemos criar espaços atraentes com diferentes valências em função do potencial de cada um e complementares uns dos outros e todos com condições para utilização balnear, desportiva e do contacto com a natureza”.
As praias vão ser construídas junto ao Clube de Vela e Canoagem de Montargil, perto do paredão, e nas zonas de Vale de Vilão e de Foros do Mocho.
Fonte: Público