O Bloco de Esquerda, através do PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 1416/XIV/2ª, propõs o reforço de profissionais de saúde para Mourão.
Conforme pode ler-se nesta proposta a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Mourão, que faz parte do ACES Alentejo Central, é uma unidade com 2533 utentes inscritos, e que, muito devido às questões demográficas da região que serve, conta com cerca de 45,07% de idosos nas suas listas.
Uma das questões mais preocupantes para o BE, conforme pode ler-se no documento, “é o acesso destes utentes a Médico de Família. Dos 2533 utentes inscritos, 1002 utentes, ou seja, 39,56%, não tem acesso a médico de família” acrescentando “isto acontece porque esta unidade em questão, ainda que com um número substancial de utentes inscritos dispõe de apenas 1 médico, 2 enfermeiros, 2 secretários clínicos e 2 assistentes operacionais.”
Para o BE “a resposta à população começa nos Cuidados de Saúde Primários; falta de profissionais neste nível de cuidados repercute-se em falhas de resposta à população em funções como a vigilância do estado de saúde dos utentes e a prevenção da doença.”
Assim, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda propõe que a Assembleia da República recomende ao Governo que:
- Proceda à contratação de mais um médico especialista em medicina geral e familiar para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Mourão.
- Proceda, em conjunto com o ACES Alentejo Central, ao levantamento das necessidades da unidade em questão de forma a garantir todos os reforços necessários para uma melhor resposta à população.
A proposta foi aprovada no passado dia 22 de julho.
Ana Rocha