Barrancos é o concelho de Portugal que mais habitantes perdeu nos últimos dez anos, com o uma perde de mais de 20%.
Estes novos dados foram lançados pelos censos, sendo relativo entre período de 2011 e 2021.
Este concelho fica perto de Évora, cerca de 110 km, e pertence ao distrito de Beja da região do baixo Alentejo.
Segundo a notícia avançada pela TSF, o João Nunes que é o autarca deste vila, refere que estes dados são explicados com a sua localização geográfica, que fica longe da cidade.
Segundo o autarca,” tem de haver, uma política específica para estes territórios, atendendo a estas necessidades. Um conjunto de medidas bem mais forte e robusto do que este que existe, caso contrário não é possível fixar a população”. Os apoios disponibilizados, não tem sido apelativo para as empresas. afirmou o presidente da Câmara Municipal de Barrancos.
A Associação Portuguesa de Demografia, em conformidade com o autarca, refere que estes dados são uma espécie de alarme para a sociedade , que é “ o acelerado envelhecimento da população”, sublinhou Lara Tavares, da Associação Portuguesa de Demografia à TSF.
Segundo os censos de 2021, o Baixo Alentejo perdeu quase 12 mil habitantes nos últimos 10 anos, com Barrancos a encabeçar esta descida, em termos percentuais, sendo mesmo o município nacional com maior quebra.
O de Barrancos, tem neste momento 1435 pessoas , face aos 1834 de 2011, e é aquele que regista a maior perda populacional em termos relativos (-21,8%), não só do Baixo Alentejo, mas de todo o país.
In TSF
Foto: Município de Barrancos
Joana Freitas