O novo Museu do Cante abre as suas portas ao público no dia 14 de agosto. Está prevista uma cerimónia oficial, na Alcáçova do Castelo de Serpa, a ter início às 19.00 horas, que será apenas aberta a convidados, devido à limitação de espaços imposta pela pandemia, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.
Tomé Pires, presidente da Câmara Municipal de Serpa, Paulo Lima, um dos responsáveis pela candidatura do Cante a Património Cultural Imaterial da Humanidade, e Ana Paula Amendoeira, diretora Regional de Cultura do Alentejo, serão os intervenientes, seguindo-se uma visita ao Museu do Cante e a inauguração da exposição “Fotógrafos do Cante”.
Este novo espaço, dedicado exclusivamente ao Cante, nasceu em dois imóveis adquiridos pela autarquia, adjacentes ao edifício já existente. Dotado de um inovador espaço expositivo e interativo, o Centro Interpretativo do Cante, junta-se às valências já existentes, nomeadamente o Centro Documental Manuel Dias Nunes, a galeria de exposições, a loja e o auditório, transformando este equipamento cultural no Museu do Cante.
A construção do novo equipamento, cujo projeto de museografia tem a parceria da Direção Regional de Cultura do Alentejo, representa um investimento de 336 145,59 euros, cofinanciado pelo Feder, através do Alentejo 2020.