As quatro escolas do distrito de Évora que participaram na 10ª edição da campanha “Escola Electrão” recolheram 6.705 quilos de equipamentos eléctricos usados entre Julho de 2020 e Junho de 2021.
Este esforço trouxe um prémio em dinheiro no valor de 335 euros e num cheque prenda da Rádio Popular que ascende a 75 euros.
Entre as quatro escolas aderentes do distrito está a Escola Básica de Santa Clara, em Évora; a Escola Secundária Conde de Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz; a Escola Secundária Rainha Santa Isabel, em Estremoz, e a Escola Secundária Severim de Faria, em Évora.
Os resultados nacionais da recolha de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados da campanha duplicaram nesta 10ª edição face ao ano lectivo anterior. No último ano, foi possível reunir um total de 262 toneladas de equipamentos, o que representa um aumento de 110 por cento em relação às 125 toneladas registadas na edição de 2019/2020.
A campanha, que sensibiliza para a necessidade de entregar os equipamentos para reciclagem, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, contou nesta 10ª edição com 332 escolas inscritas, incluindo estabelecimentos de ensino da Madeira e dos Açores.
“Mesmo com as escolas encerradas durante parte do ano os resultados obtidos superaram as expectativas e vieram provar que os jovens estão particularmente empenhados nesta causa”, destaca o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.
As escolas participantes recebem um incentivo financeiro em função da quantidade recolhida, que corresponde a 50 euros por cada tonelada de lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados e a 75 euros por cada tonelada de pilhas e baterias usadas. Este ano o valor pecuniário global a atribuir ascende a 13.260 euros.
A “Escola Electrão” tem como objectivo o envolvimento de professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral no grande desígnio da reciclagem. A campanha já permitiu, em dez edições, a recolha de cerca de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.
Fonte: Alentejo Hoje