A Direção geral da Saúde anunciou, esta terça-feira, que procedeu à análise dos dados sobre a segurança da vacinação contra a covid-19 de jovens entre os 12 e os 15 anos e que, apesar de manter a prioridade dos jovens com comorbilidades, recomenda a vacinação de todos os jovens.
Esta nova orientação foi divulgada por Graça Freitas, numa conferência de imprensa dada ao final desta manhã, onde indicou que os jovens entre os 12 e os 15 anos deverão ser vacinados, mesmo sem comorbilidades.
De acordo com a diretora geral da saúde , a vacinação universal de todos os jovens a partir dos 12 anos baseia-se na análise de novos dados que chegam dos EUA e União Europeia. “Os mais de 15 milhões da vacinas nos EUA e UE confirmam que os episódios já reportados de miocardite pericardite são raros têm evolução benigna”, afirmou.
Graça freitas sublinhou ainda que “Esta é uma decisão técnica” .
Recorde-se que, tal como a Rádio Campanário noticiou, anteriormente, a DGS tinha recomendado que apenas as crianças dos 12 aos 15 anos com comorbilidades fossem vacinadas contra a covid-19. As restantes crianças teriam de esperar por mais dados.
Fonte: JN