A Câmara Municipal de Alvito tem vindo a desenvolver um projeto de PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA.
O Património Imaterial tem vindo a ganhar o merecido reconhecimento na construção da História dos povos, e dos seus lugares.
Em Portugal convivemos ainda com uma geração, que desaparece aos poucos, e que é fiel depositária de duras vivências num passado não muito distante; esta geração, na sua grande maioria fixada no interior rural, traça um genuíno perfil do país que abandonou as suas gentes à pobreza, ao atraso económico e cultural, e à completa desproteção social., conforme divulgado pelo município.
A dura caminhada e a luta destes milhares de pessoas para que os seus filhos escapassem a um destino que os trucidou a eles próprios, logo na infância, tem de nos inspirar, de nos comover – e de servir de grito de alerta.
Recolhemos e tratámos entrevistas com a delicada labor de quem sabe estar perante uma Arca do Conhecimento cujo conteúdo nos exige, não só a salvaguarda, mas a valorização pública destes tocantes depoimentos.
A marca que imprimem ao território local – Concelho de Alvito, no Baixo Alentejo – extravasa, nas suas caraterísticas e ramificações, a todo o país, construindo um sentir e um reconhecimento – pessoal e comunitário – comum.
Aqui estão, na demanda urgente da nossa dedicação à escuta.
5º EPISÓDIO: O Pão, Os trabalhos do campo, Cantar