O espectáculo ‘Sorriso’, pelo Teatro Só, que estava originalmente previsto para Julho, foi reagendado para os dias 7, 8 e 17 de Setembro. Porto Covo, Sines, Lagoa de Santo André, Vila Nova de Santo André e Santiago do Cacém são as localidades que vão receber o Teatro Só.
‘Sorriso’ é um dos três espectáculos ao ar livre cuja programação prevista para os meses de Julho e agosto teve que ser alterada ou cancelada, a par de ‘Sou Eu’, pela ESTE – Estação Teatral (em cena até 24 de agosto) e de ‘Mutabília’, pelo Teatro do Mar, que acabou por ser cancelado.
Com encenação e dramaturgia de Sérgio Fernandes, ‘Sorriso’ é um espectáculo poético sobre o amor e as recordações. Tendo a rua como palco, Sérgio Fernandes, que também entra em cena como actor, e Ana Gabriel ‘contam’ uma história de amor inspirada na vida comum de um velho casal para quem o amor se consumou numa vida de sorrisos.
O Teatro Só é uma companhia de teatro portuguesa sediada em Berlim, na Alemanha, e em Odemira, em Portugal. Tem vindo a desenvolver um trabalho multidisciplinar relacionando artes circenses, técnica de máscara, teatro físico e artes plásticas.
Todas estas componentes convergem para um teatro imagético, mudo, visualmente poético em que a comunicação entre os actores e o público se desenvolve pela gestualidade.
Os temas em cena tocam directamente os estigmas sociais, transversais a diversas culturas e gerações, nos quais o público é testemunha de si mesmo, não pelo uso da palavra, mas pela poesia visual e linguagem emocional do corpo.
Esta aparente simplicidade do Teatro Só, representa a própria simplicidade da condição humana, uma fragilidade que qualquer um de nós entende independentemente da nacionalidade, religião ou condição social.
‘Sorriso’ é um espectáculo para toda a família, tem acesso livre , mas limitado, e vai ser apresentado no dia 07, às 17:00, no Largo Marquês de Pombal, em Porto Covo, e às 21:30, no Castelo de Sines. No dia 08, é a Lagoa de Santo André a primeira localidade a receber o espectáculo, no parque de estacionamento, às 17:00, seguindo-se o Parque Central, em Vila Nova de Santo André, às 21:30. A última apresentação está prevista para a Quinta do Chafariz, em Santiago do Cacém, às 21:30.