12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Tiago Abalroado é o coordenador técnico dos CLDS de Redondo, equacionando não regressar à Cáritas de Vila Viçosa, “à partida esse regresso não está previsto” (c/som)

Tal como a Rádio Campanário já havia avançado, Tiago Abalroado deixou as funções de Secretário-geral da Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, no final do mês de novembro para se dedicar a outros projetos de âmbito social, a par com a presidência da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Évora (UDIPSS – Évora), assim como da UNITATE.

Tiago Abalroado está agora, desde o dia 1 de dezembro, a coordenar os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) de Redondo.

São projetos que têm uma amplitude temporal para três anos e que significam um investimento de 450 mil euros no concelho, sendo o Centro Infantil de Nossa Senhora da Saúde de Redondo a Entidade Coordenadora e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Redondo, a entidade executora e parceira do projeto, “a cada ano o valor orçamentado é de 150 mil euros”.

Em declarações à Rádio Campanário, Tiago Abalroado anuncia que será o coordenador técnico do projeto, que à semelhança de anteriores edições tem em vista a promoção da integração social e o desenvolvimento comunitário”.

O programa está neste momento “na fase preparatória, não estando ainda constituída a equipa que vai desenvolver o projeto (…) estamos numa fase de preparação, de implementação no terreno e também da seleção da equipa”.

Quando questionado se após o término da coordenação técnica dos CLDS de Redondo perspetiva regressar a desempenhar funções na Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Tiago Abalroado e perentório, “neste momento não está em cima da mesa (…) à partida esse regresso não está previsto, a par destas funções continuarei a desenvolver a minha atividade como presidente da União Distrital das IPSS, assim como a presidência da UNITATE, duas entidades em que trabalharei em conjunto num âmbito alargado e que irão desenvolver também projetos, a minha dedicação a estas entidades irá ser reforçada (…) neste momento não tenho qualquer vínculo à Cáritas Paroquial de Vila Viçosa”.

Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) têm por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multisetorial e integrada, através de ações a executar em parceria, para combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos.

Os CLDS contemplam um modelo de gestão que prevê o financiamento induzido de projetos selecionados centralmente, privilegiando territórios identificados como mais vulneráveis, definidos por despacho do membro do governo responsável pela área da Segurança Social.

Cada Projeto deve incluir ações de intervenção obrigatória que respondam a necessidades diagnosticadas.

O Programa aplica-se a todo o território nacional e aposta numa concentração de recursos nos seguintes eixos de intervenção: Emprego, Formação e qualificação; Intervenção familiar e parental; Capacitação da comunidade e das instituições e Informação e acessibilidade.

 

Populares