O vice-almirante Gouveia e Melo disse, esta quinta-feira, na SIC Notícias, referiu que espera que no final de setembro 85% da população esteja totalmente vacinada contra a covid-19.
“A previsão é atingirmos entre a terceira semana e a quarta semana de setembro. O ritmo depende de muitas coisas”, disse o responsável, acrescentando que é preciso que a “população colabore”.
Abordou a questão de que muitos portugueses estão de férias e por isso ” vieram ter algum impacto no ritmo de vacinação”.
Questionado sobre o trabalho da task force depois de atingida a meta de 85% da população vacinada, o responsável foi cauteloso: “Não sou eu que determino o que faço ou deixo de fazer. É o poder político e as formas armadas”.
No que toca à imunidade de grupo, o vice-almirante refere que “há muitas dúvidas sobre se se atinge ou não a imunidade de grupo. Como militar tenho um princípio muito simples: atingindo ou não a imunidade de grupo, todo o espaço de manobra que conseguirmos retirar ao inimigo, que é vírus, devemo-lo retirar”, disse.
Acrescenta que se a imunidade de grupo não for atingida, terão de ser pensadas outras estratégias.