No concelho de Arraiolos há um novo pólo de atração.
A Ecopista do Ramal de Mora tem como ponto de partida a albufeira da barragem do Divor, um local onde estão disponíveis atividades náuticas sem motor ou, simplesmente, aproveitar a tranquilidade da natureza alentejana do concelho de Arraiolos.
Trata-se de um projeto recente, e que está em destaque na rúbrica Boa Cama Boa Mesa.
O objetivo deste projeto é transformar Arraiolos na capital alentejana das bicicletas elétricas.
Através do projeto Rodes, uma iniciativa do alojamento Casas Caiadas, nasceu a E-Panther uma experience store da conceituada marca Riese & Muller, no antigo quartel dos bombeiros voluntários de Arraiolos onde existem algumas bicicletas elétricas disponíveis para quem deseje partir à descoberta desta vila alentejana.
A Ecopista Ramal de Mora é um percurso ciclável partilhado com os peões, mas onde também é permitida a circulação a cavalo.
Nambiente rural, integrado na planície alentejana, a ecopista, com 10,9 km, inicia-se entre o Monte da Torre e a Sempre Noiva, nos limites do concelho de Arraiolos com Évora, e termina no Apeadeiro de Vale de Paio. Basta seguir as indicações da sinalética existente.
Há nesta Ecopista Ramal de Mora vários pontos de interesse a albufeira da barragem do Divor , desportos náuticos (sem motor!), como stand up paddle ou canoagem. e a pesca é outra das atividades muito procurada nestas águas, bem como na pequena barragem da Oleirita, a norte de Arraiolos.
O percurso “Entre Pontos e Colinas” é outra das atividades propostas, com cerca de 8,5 km e grau de dificuldade Média/Baixa. O percurso inclui natureza, coincidindo em parte com a Ecopista Ramal de Mora, e a área urbana de Arraiolos, com destaque para o Castelo de Arraiolos, que data da Idade Média, a Igreja da Misericórdia e o Convento dos Loios, do século XVI, assim como a Fonte da Pedra e o Centro Interpretativo dos Tapetes de Arraiolos. Na entrada da vila, encontra ainda um passadiço de madeira, que inclui um mirante com vista para o Vale das Flores e para o Convento da Nossa Senhora da Assunção.
Recentemente, ficou também devidamente marcado o Percurso Pedestre em São Pedro da Gafanhoeira, circular e com uma extensão de aproximadamente 5 km, que leva o caminhante a descobrir os principais locais históricos da aldeia e das azinhagas ancestrais, caminhos entre os muros de pedra que delimitavam a propriedade privada da aldeia. Este caminho está inserido na futura Rede Municipal de Percursos Pedestres.
Fonte: Boa Cama Boa Mesa