A Família Monástica de Belém, da Assunção da Virgem e de São Bruno nasceu no dia 1 de Novembro de 1950 e chegou a Portugal em 2001, altura em que uma fundação começou, em casas provisórias, na Quinta de Calhariz, diocese de Setúbal.
Em 2007 as monjas receberam a oferta de um terreno para construir um mosteiro na Arquidiocese de Évora, reunindo todas as condições para viverem a vocação a que são chamadas: uma vocação contemplativa segundo a sabedoria de vida de São Bruno. Este Mosteiro, dedicado a Nossa Senhora do Rosário, localiza-se no limite do Ribatejo com o Alentejo, a 8 Km da vila do Couço.
Em Junho de 2013, D. José Francisco Sanches Alves, Arcebispo de Évora na altura, abençoou as primeiras construções do novo Mosteiro na Arquidiocese e desde assa data que algumas monjas habitam neste lugar, no louvor e na intercessão pelo mundo inteiro – e mais especialmente por Portugal.
Na 1ª etapa, confgorme refere a Conferência dos Instituros Religiosos de Portugal, foram construídos uma pequena capela, 6 eremitérios, um refeitório e uma cozinha. Neste momento decorre a segunda fase de construção que oferecerá melhores condições para acolher a quem chega. O Mosteiro tem sempre a porta aberta às pessoas que desejem respirar a sua paz, na solidão habitada por quem deixou tudo por Deus.
O Mosteiro de Nossa Senhora do Rosário dispõe de espaços de acolhimento para grupos ou para estadias de pessoas que queiram conhecer e partilhar a vida de oração das Monjas, em espírito de recolhimento e escuta da Palavra de Deus.
Dispõe, também, de um espaço de exposição e venda de produtos e objetos, deste e de outros Mosteiros da Família Monástica, que revelam os aspetos da vida quotidiana das Monjas concretizados no trabalho e refletem a sua vida de oração contemplativa e silêncio.
A comunidade das Monjas de Belém vive em íntima relação com Deus na oração, no silêncio, na oferta e no acolhimento, numa vida alimentada pela Liturgia, que oferece ao mundo o testemunho da resposta de Deus às perguntas decisivas da existência humana.
Veja aqui o VÍDEO do Mosteiro de Nossa Senhora do Rosário e fique a conhecer o espaço onde esta Monjas vivem.
Fonte: Conferência dos Instituros Religiosos de Portugal/TVI