Duas empresas, uma canadiana- Avrupa Minerals e outra espanhola -Minas de Aguas Teñidas, desenvolvem neste momento um trabalho de prospeção de cobre e zinco na região do Alentejo.
A informação é avançada pelo Jornal de Negócios que refere que estas empresas, retomam assim o projeto de 2014, entretanto abandonado, estando de regresso ao Alentejo para fazer um mapeamento mais detalhado.
De acordo com a mesma fonte, as empresas encontram-se confiantes no potencial geológico da região.
Entre 2013 e 2014, a empresa canadiana fez sete furos na zona do Monte da Bela Vista com resultados pouco claros quanto ao pontencial de exploração de cobre e zinco na região.
Ainda assim, a empresa considerou que “havia ainda muito espaço” para encontrar estes dois minérios entre os sete furos realizados com distanciamento.
Nesta nova investida, aos furos anteriormente realizados, vão ser agora realizadas novas perfurações em Sesmarias, sendo agora oito os locais com potencial geológico na mira dos canadianos e espanhóis, conforme revela o jornal de Negócios: Caveira, Cabeça Gorda, Monte da Bela Vista, Lousal, Brejo, Sesmarias, Cabeça Ruiva e Pombal.
De todas as perfurações previstas, a perfuração em Sesmarias é a mais prioritária .O modelo de exploração foi reinterpretado e os resultados desse trabalho levaram a uma nova área de prospeção, que a empresa pretende perfurar em setembro.
Fonte: Jornal de Negócios