Realizou-se esta manhã, no salão Nobre dos Paços do Concelho em Vila Viçosa, uma apresentação do projeto “Anantara Royal Vila Viçosa Resort”, a nova unidade hoteleira projetada para Vila Viçosa.
Um projeto da responsabilidade da empresa INVESTAUREUM que tem como objetivo a requalificação da antiga Fábrica de São Paulo, datada de 1590, edifício de interesse patrimonial por forma a devolvê-lo à região como um novo equipamento moderno e sustentável valorizando a sua estrutura original.
Este projeto conta com a parceria da Câmara Municipal de Vila Viçosa, e de outras entidades da região Alentejo, na área da Hotelaria, da formação, do Turismo e da ciência.
Num Investimento de aproximadamente 32 milhões de euros este edifício será transformado numa unidade hoteleira de 5 estrelas Plus gerida pela marca ANANTARA integrada no grupo MINOR e que potenciará algumas dezenas de postos de trabalho no concelho (diretos e indiretos).
O Anantara Royal Vila Viçosa Resort será constituído por suites e residências num total de 76 unidades e estará dotado de SPA, piscinas, bares e restaurante visando desta forma alavancar o turismo desta região do Alentejo.
Neste ano de 2021 foram iniciadas as escavações arqueológicas dando cumprimento ao solicitado pela DRC Alentejo (Direção Regional de Cultura do Alentejo) por forma a garantir a preservação de algum vestígio significativo que possa vir a ser encontrado.
A início da obra está previsto para o primeiro semestre de 2022.
A Rádio Campanário esteve presente nesta apresentação e falou com Jorge Forte, membro do conselho de administração da empresa INVESTAUREUM que começou por nos contar como surgiu a hipóteses de a empresa investir em Vila Viçosa adiantando que “a parceria com a Câmara de Vila Viçosa foi fácil” acrescentando “quando este imóvel foi colocado á venda, viemos cá, adorámos o imóvel e a Vila, falámos com o Sr. Presidente da Câmara que recebeu muito bem o nosso projeto, levando a que fossemos acolhidos por Vila Viçosa.”
A empresa que agora pretende investir em Vila Viçosa, trabalha na área da hotelaria a nível mundial. Questionado se encontraram em Vila Viçosa as mesmas condições em Vila Viçosa que encontram um pouco por todo o mundo, Jorge Forte refere “todas as parcerias são diferentes e esta também é diferente, mas diferente para melhor.”
O responsável adiantou ainda “fomos muito bem recebidos, desde o primeiro minuto que viemos apresentar o nosso projeto, assim como fomos muito bem coordenados numa ação concertada e tudo isto resultou naquilo que é hoje um dado adquirido: nós vamos avançar com este projeto”. Jorge Forte reforçou ainda “houve sempre vontade de ambas as partes em resolver as questões. Esta autarquia sempre recebeu muito bem o projeto, tem consciência da sua importância para esta Vila e também para o Alentejo. Para nós Vila Viçosa é a nova Toscana, tem um local de berço, já os reis também consideraram este lugar extraordinário, logo este projeto tem tudo para dar certo.”
Jorge Forte mostrou-se ainda preocupado com o despovoamento do interior. Questionado se este facto pode ser uma condicionante para o espaço temporal em que o hotel estará a funcionar, refere “tendo em conta o que se passa atualmente no mercado de disponibilidade de profissionais nesta área é óbvio que nos preocupa“ no entanto refere “acho que como estamos aqui a pensar numa ação concertada e com o devido tempo uma vez que a abertura está prevista só para daqui a dois ou três anos, podemos trabalhar todos em conjunto em prol da formação para fazer face às necessidades que nós temos e que outras unidades hoteleiras que possam vir a abrir no Alentejo tenham também.”
O membro do conselho de administração da empresa INVESTAUREUM mostrou-se visivelmente satisfeito pelo fato de, na reunião que hoje se realizou com os parceiros deste projeto, terem já surgido propostas concretas para colmatar estas necessidades de profissionais no ramo da hotelaria e Restauração sublinhando “os projetos podem ser muito bonitos, de cinco estrelas, mas não podem ser nada sem as pessoas porque são elas que têm identidade e neste sentido nós vamos precisar de muita gente e bem formada.”
Jorge Forte esclareceu ainda à Rádio Campanário que o principal cliente deste hotel que vai nascer em Vila Viçosa “os nossos investimentos, os locais onde nós investimos, são locais de berço, locais com história, não sendo simplesmente mais um hotel “ acrescentando “é esta história que vamos mostrar a quem virá a esta unidade hoteleira que a poderá vivenciar e isso ó que nos distingue; por outro lado, pela nossa prestigiada marca Anantara, uma das maiores do mundo, vai ao mesmo tempo dar todo o conforto e assegurar todo o atendimento que esteja à altura de uma experiência única.”
Augusta Serrano /Ana Rocha