Os municípios portugueses onde a tradição ou a indústria cerâmica são muito importantes e reconhecidas estão a promover um conjunto de reuniões com vista à criação da Associação Nacional de Cidades Cerâmicas.
O objetivo passa também por posteriormente se juntarem a associação europeia.
Em declarações à Rádio Campanário a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Joaquina Margalha declarou que o município “já participou em algumas reuniões preparatórias para a constituição desta associação (…) que tem como intensão criar um grupo de pessoas de cidades que trabalham todos na mesma área e que tem a mesma preocupação de pôr em evidencia o seu património imaterial e também estender ao setor mais económico e turístico (…)”.
“Vemos aqui uma possibilidade de por em evidência a olaria de S. Pedro do Corval, tanto mais que no concelho de Reguengos de Monsaraz temos o maior centro oleiro do nosso país e não poderíamos ficar à margem de uma iniciativa desta natureza”, destacou.
Joaquina Margalha diz ainda que “apesar de já ter alguma visibilidade, temos trabalhado muito nesse sentido, o facto de estarmos inseridos numa associação que se dedica especificamente e defende os interesses comuns das pessoas que se dedicam a esta área patrimonial, naturalmente que vemos aqui, com muito interesse, a participação de S. Pedro do Corval e depois também (…) a intenção desta associação que irá ser criada seja também integrada numa associação europeia e aí poderemos ter outras formas de promoção da olaria e da cerâmica a nível internacional”.
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz acredita que no início do ano de 2016 comecem a acontecer as reuniões preparatórias para a constituição desta associação, para que, no último trimestre de 2016 ela já esteja constituída e formalizada”.