O calipolense Joaquim Figueiredo foi promovido a Coronel, o mais alto posto da classe de oficiais superiores da GNR.
Joaquim José Frade Figueiredo é o comandante do Comando Territorial de Beja e tem no seu currículo uma vasta folha de serviço.
Joaquim Figueiredo, de 50 anos, ingressou na Guarda Nacional Republicana em outubro de 1988, como Alferes, após quase quatro anos de serviço na Força Aérea Portuguesa (FAP), nas Bases Aéreas de Tancos e Lajes.
Foi Comandante de Pelotão e de Companhia de Instrução na Escola da Guarda, Comandante de Destacamento Territorial, Chefe de Seção de Estado-Maior de Unidade e 2º Comandante do Comando Territorial de Portalegre.
Joaquim Figueiredo cumpriu duas missões no estrangeiro, em Angola como professor coordenador da disciplina de Investigação Criminal no Instituto de Ciências Policiais de Luanda e assessor da Policia Nacional de Angola, e outra na Bósnia-Herzegovina, como Comandante da Unidade Especializada de Investigação Criminal, integrada na EUFOR/ALTHEA.
De salientar que antes de chegar a Beja, o agora Coronel estava no Comando Territorial de Portalegre desde 1997, tendo sido na altura, escolhido para comandar o Comando Territorial de Beja.
Joaquim Figueiredo conta, na sua folha de serviço, com dez louvores e oito condecorações.
Foto: DR