11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora lidera ranking regional como o melhor município para viver, negócios e turismo. Veja onde está o seu concelho!

Lisboa e Porto são os melhores municípios para viver, para visitar e para fazer negócios, segundo a sétima edição do ranking elaborado pela consultora Bloom Consulting, divulgada esta terça-feira.

Anualmente a consultora elabora este Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, um estudo sem “qualquer variável qualitativa ou de opinião”, baseando-se “exclusivamente” em dados quantitativos (estatísticas oficiais, pesquisas ‘online’, ‘performance’ de páginas na Internet e redes sociais das autarquias) “que classificam o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses”

Conforme nota d eimprensa enviada à nossa redação, os quatro primeiros classificados no Top 5 da Região do Alentejo nesta edição do Portugal City Brand Ranking© não sofreram qualquer alteração com Évora na primeira posição seguido de Beja, Santarém e Sines. Odemira estreia-se no Top 5 regional, ascendendo à 5ª posição no ranking regional de Visitar e mantendo a 6ª do ranking de Negócios, muito graças a variação do número de pesquisas (D2©) em que consegue superiorizar-se. Odemira consegue nesta edição a maior subida no Top 10 ao mesmo tempo que consegue entrar no Top 5 da região do Alentejo. Subindo o mesmo número de lugares, Elvas é agora sétimo no ranking regional com uma excelente prestação no Digital Demand – D2©.  Santiago do Cacém sobe 1 posição no ranking regional geral e 2 nos Negócios.

Grândola desce, assim, uma posição no ranking geral da região, muito graças às estatísticas relacionadas com a dimensão de Viver, conseguindo, no entanto, subir ao 4º lugar no Turismo. Seguem-se Elvas – que consegue subir duas posições graças à sua performance online.

Entre a 9ª e 12ª posições encontram-se 3 municípios que conseguiram melhorar os seus lugares, Santiago do Cacém, Reguengos de Monsaraz e Montemor-o-Novo. Entre os municípios que compõem o Top 20 alentejano é ainda de destacar as escaladas de quatro posições por parte de Serpa e Moura, sendo que Mértola consegue entrar neste Top 20 com a subida de cinco posições regionais. Entre os principais municípios no topo da tabela do Alentejo destacam-se ainda as descidas de 3 posições por parte de Estremoz, 2 por parte de Benavente, Coruche e Portalegre e 1 por parte de Rio Maior e Azambuja, sendo que nenhuma destas descidas se pode atribuir a um decréscimo significativo de rendimento, mas sim à melhoria de classificações por parte de outros municípios que os ultrapassam na tabela classificativa

Évora volta a liderar o ranking da região do Alentejo  e mantém firme a distância para os outros municípios na região desde 2014. Mesmo com a perda de 3 posições no ranking nacional, Évora continua a ser uma das referências nacionais para Viver, Visitar e fazer Negócios”, diz Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Consulting Portugal, afirmando que “do ponto de vista do desempenho de Évora nas variáveis, percebemos que, independentemente das posições assumidas nacional e regionalmente, o município conseguiu subir de forma considerável a sua pontuação nas dimensões de Talento e de Negócios”.

Em termos gerais, nesta edição no Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© , o Alentejo assume especial destaque. Apesar de crescer apenas 2% no último ano, foi a única região de Portugal a apresentar um volume de interesse proativo superior ao ano anterior”. Filipe Roquette acredita que “a situação pandémica levou muitas pessoas a querer afastar-se de meios urbanos, o que pode justificar o facto desta região com muitos ativos de interesse no interior ter apresentado esta subida face às restantes”.

A 7ª edição do Portugal City Brand Ranking© analisa o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses nas áreas do Turismo, Negócios e Talento, ao longo dos últimos anos, gerando rankings não só por categoria, mas também por região. Consulte o Ranking completo aqui.

 

 

 

 

Populares