15.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ponte de Sor: Montargil, um dos Oásis do Alentejo

O Alentejo é uma região conhecida por ser um verdadeiro oásis. Este “adjetivo” advém das características da região, que muitos admiram e há quem troque a cidade por este “oásis”.

Montargil é uma vila portuguesa do concelho de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, com 1933 habitantes e 296,76 km² de área.

Para quem vive em Montargil, sabe que os turistas escolhem esta vila para passarem uns dias longe da confusão.

Ao longo dos 14 quilómetros da albufeira foi construída a barragem, em 1958, para garantir a rega dos campos agrícolas. No entanto há quem utilize a barragem para passar os dias quentes de verão, refrescando-se nas águas do Tejo.

Segundo os habitantes da vila, o dia de mais movimento de turistas é sexta-feira, em que “há cortejos de carros a entrar na vila, com barcos e motas de água nos atrelados”.

No entanto há pessoas que tem vivendas de segunda habitação nas margens da albufeira, para passarem o verão.

Monte da Raposinha, localizada a 500m a juzante da barragem de Montargil, o conta com 150 hectares. É uma herdade familiar que começou a fazer vinho por hobby e hoje segundo a saúda, produz por ano, 100 mil garrafas de tinto, branco e algum rosê, em 15 hectares

Em Foros de Arrão, a 12 quilómetros, existe o moinho de vento que começou a laborar em 1932 , nos tempos em que os campos se vestiam de espigas de trigo, milho e centeio.

Segundo a revista saúda, há um empresário na vila, José Oliveira, que sai de casa para tirar o mel. Tem 70 apiário espalhados por Montargil, que segundo a mesma fonte, rendem dez mil quilogramas de mel por ano, quase todo de rosmaninho.

Há ainda quem pesque carpas, barbos e achigãs para venderem aos ao restaurante e mercados da vila.

Para além, da pesca, há quem faça a caça de javalis, pombos e patos, por desporto e consumo próprio.

 

IN SAUDA

Populares