Grândola é uma vila portuguesa no distrito de Setúbal e é lá que está situada uma casa com particularidades únicas.
Um grupo de amigos comprou quatro lotes de terreno seguidos e sob a planície alentejana deram corpo à Casa de Grândola, uma construção com cerca de 375 metros quadrados que, num cenário único, transforma a paisagem aos olhos de quem a vê.
Este recanto no Alentejo, em destaque no Jornal Público, projetada pelo Arquiteto Ricardo Bak Gordon, que conforme conta ao P3, que, depois de ter visitado o local, veio “de lá a pensar numa espécie de uma parede ou de uma construção que fosse uma caixa-de-ressonância de tudo o que ia acontecer por ali abaixo”.
Uma casa com características únicas de onde se destaca uma piscina de formato invulgar que espelha a construção com “Uma referência muito clara às memórias que nós temos destas paisagens do Sul, os tanques agrícolas”,
Esta construção tem ainda duas salas, espaços sociais híbridos “entre estar dentro e estar fora” – uma mais voltada para as refeições e a outra onde pode desfrutar de um o pôr do Sol encantador.
Revestida a cal por dentro e por fora, matéria típicamente alentejana, com isolamento em cortiça do lado exterior, a habitação mantém a cor e textura do revestimento típico das habitações da zona em todas as divisões.
Segundo o Arquiteto, são as matérias primas utilizadas que permitem à “própria casa respirar através das paredes”.
Fonte: Público/PS3
Foto: © Francisco Nogueira