O Programa Escolhas, de âmbito nacional, vai financiar, até ao final de 2018, oitenta e oito projetos na àrea da inclusão social para crianças e jovens de contexto socioeconómico vulnerável, que visa a criação da igualdade de oportunidades e a refirmação da coesão social. O Alentejo apresenta-se como uma das regiões que irá desenvolver menos projetos .
Na sexta Geração do Programa Escolhas, foram entregues 247 candidaturas provinientes de todo o território português sendo que foram aprovados: 22 projetos para o Norte, 12 para o Centro, 40 para Lisboa, 7 para o Alentejo, 4 para o Algarve e 3 para os Arquipelágos dos Açores e da Madeira.
A “Educação e Formação”, a “Empregabilidade e Emprego”, a “Capacitação e Empreendedorismo”, a “Inclusão Digital”, a “Participação, Direitos e Deveres Cívicos e Comunitários”, são os temas em foco.
O referido programa conta com o financiamento da Direção Geral da Educação, do Instituto da Segurança Social e ainda com o co- financiamento do fundo comunitário Portugal 2020 e dos Programas Operacionais Regionais de Lisboa e Algarve.
A Geração Escolhas estima receber, por ano, cerca de 22 mil participantes oriundos de 54 concelhos.
Ainda este ano, poderão ser entregues candidaturas de projetos que serão sujeitos a aprovação, com a previsão de serem implementados, em 2017.