O Portugal Air Summit 2021 vai realizaar-se em Ponte de Sor de 13 a 17 de outubro. Durante este evento vai estar disponível um simulador do voo efetuado por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.
Segundo avançado pelo Medio Tejo, esta é a construção de uma réplica do avião usado na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, com que a associação Lusitânia100 pretendia assinalar o centenário do feito, e que se encontra porque “era mais fácil fazer um avião em 1922 que em 2022”.
“Os regulamentos que temos de cumprir são enormes, tremendos, dependendo de reguladores nacionais e europeus. É preciso um trabalho de engenharia grande, significativo, que não é o mais caro, mas para montar um avião é preciso dinheiro”, referiu João Moura, presidente da associação.
A primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul iniciou às 06:45 de 30 de março de 1922, a partir da rampa do Centro de Aviação Naval, na Doca do Bom Sucesso, em Lisboa.
Sobre a experiência que pode ser vivida em Ponte de Sor, João Moura refere que “as pessoas terão uma noção muito clara do que é duas pessoas estarem apertadas em pouco mais de um metro quadrado e ali ficar durante 11 horas e 20 minutos”. O objetivo é que as pessoas “sintam o que Sacadura Cabral e Gago Coutinho sentiram e para terem uma ideia do que foram capazes de realizar”.
Fonte: Medio Tejo