A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) está a promover um ciclo de conferências por todo o país, para debater sobre o futuro do envelhecimento em Portugal, contando como convidados personalidades de diversos quadrantes da sociedade portuguesa. A próxima sessão irá decorrer no dia 18 de outubro, no Auditório da Misericórdia de Beja, avança o “Sul Informação”.
O ciclo de conferências, que vai refletir sobre o modelo de apoio em vigor e os desafios do futuro, tem como base o estudo “Envelhecimento: respostas seniores do futuro” desenvolvido pela UMP.
No dia 18 de outubro, a conferência decorre no Auditório da Misericórdia de Beja, começando às 10h45 com a participação de João Paulo Ramôa, provedor da Misericórdia de Beja. Seguir-se-á o debate para aprofundar de diferentes perspetivas os desafios do novo modelo de resposta ao envelhecimento da população:
Segue-se, às 11 horas, a intervenção de Filomena Mendes, docente da Universidade de Évora, e de Sandra Pais, docente da Universidade do Algarve, contando com moderação de Patrícia Seromenho, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e membro do Secretariado Nacional da UMP.
ÀS 11h45, os oradores serão Gonçalo Lagem, presidente da Câmara Municipal de Monforte, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, e Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique, com moderação de Norberto Patinho, deputado da Assembleia da República.
O encerramento do encontro, pelas 12h30, ficará a cargo do presidente do Secretariado Nacional da UMP, Manuel de Lemos.
O estudo “Envelhecimento: respostas seniores do futuro – um modelo de respostas especializadas integradas” da UMP apresenta medidas para a definição de estratégias que as políticas públicas do Estado deveriam adotar em sede de envelhecimento.
O estudo “Envelhecimento: respostas seniores do futuro – um modelo de respostas especializadas integradas” pode ser consultado no site da UMP.
In https://alentejo.sulinformacao.pt/