O primeiro museu em Portugal dedicado à banda desenhada deverá ser criado em Beja no atual mandato autárquico, até 2025, informou esta sexta-feira o presidente do município, Paulo Arsénio.
“Não é uma certeza absoluta, mas a nossa expectativa é essa”, de criar o museu durante o atual mandato, referiu o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio.
Quando tomou posse no primeiro mandato, Paulo Arsénio referiu que “só equacionaria avançar num segundo mandato com o museu da banda desenhada”, um projeto lançado em 2016 pelo anterior executivo. “É isso que continua nos nossos propósitos”. No entanto, destacou, “não me posso comprometer, nem seria justo, nem honesto da minha parte, com uma certeza absoluta, mas faremos o que estiver ao nosso alcance para avançar com o projeto”.
Segundo o autarca, o projeto de arquitetura é da responsabilidade de Paulo Monteiro e estão “praticamente concluídos”.
“Sem querer avançar com uma linha temporal”, Paulo Arsénio afirmou estar à espera que a fase de medição orçamental esteja concluída “o mais rapidamente possível, podem ser alguns meses”, para depois o município poder “ver quais são as possibilidades de avançar com o projeto”, como é seu “desejo fazê-lo”.
Caso não seja possível financiar o museu com fundos comunitários, devido à situação em que está, e se o investimento necessário “não for muito elevado”, o município “não excluí a possibilidade de avançar no processo com verbas próprias”, referiu.
“Se o valor de instalação do museu não for muito elevado e pudermos fazer várias coisas por administração direta, internamente, com custos mais reduzidos, também assumiremos essa responsabilidade”, concluiu.
Fonte: Jornal de Noticias