Entre esta segunda-feira em vigor um novo protocolo de dor torácica que vai permitir que os técnicos de emergência do INEM possam detetar mais rapidamente casos de enfarte do miocárdio.
Ao abrigo deste protocolo e de acordo com a notícia hoje avançada pelo Jornal de Notícias, os técnicos de todas as ambulâncias de emergência médica do país podem pôr em prática um conjunto de procedimentos para os quais receberam formação e que incluem a realização de um eletrocardiograma (ECG) e a administração de fármacos, sob orientação médica, a doente com suspeita de enfarte agudo do miocárdio.
De acordo com o portal Sapo, o presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em declarações à Ag~encia Lusa afirmou que esta era uma prioridade do instituto, “não apenas dotar as ambulâncias de emergência médica com estes equipamentos”, mas sobretudo poder avançar com a implementação do protocolo de dor torácica que efetivamente vai permitir ganhos em saúde.
“Além da capacidade de fazerem eletrocardiogramas (ECG), têm a possibilidade de, no mesmo aparelho, ter um monitor de sinais vitais”, que facilitará muito a monitorização dos doentes, além da desfibrilhação automática externa adiantou a mesma fonte.
Segundo refere “o objetivo claro é sempre garantir que a assistência médica pré-hospitalar é feita nas melhores condições possíveis, sobretudo, na perspetiva das vítimas de acidente e doença súbita”, com um foco muito particular no enfarte agudo do miocárdio.
Fonte: Sapo